English Spain Brazil
Itaú Ag 6626 CC 66200-8| B do Brasil Ag 1229-7 CC 214384-4| Bradesco Ag 2286-1 CC 12100-2|

Assistente Social

Serviço Social na Casa de Apoio – AURA

  Serviço Social entende ser um elo importante para o êxito dos objetivos da instituição e vem reforçar seu compromisso com as crianças e adolescentes com câncer – “viver e ser feliz, sentindo-se apoiada por uma grande família, que a envolve com amor e tranquilidade”.

Integrante da equipe multidisciplinar que interpreta os fatores sociais, políticos e econômicos que permeiam a realidade das crianças/adolescentes e seus familiares, orientando para um tratamento global nos aspectos biopsicossociais.

Cabe ao Assistente Social extrapolar o imediatismo, aproveitando essa abordagem para dar inicio ao processo de participação das crianças/adolescentes e família no percurso de  seu diagnóstico e tratamento.

Devendo proporcionar aos familiares o desenvolvimento de processos reflexivos e o aprendizado necessário para reconhecer e lidar com seus próprios potenciais frente a doença.

Assumindo a postura de agente facilitador e mediador o Assistente Social, atua na melhoria das relações interpessoais, humanizando as condições de tratamento, enfatizando as questões sociais, econômicas e pessoais na construção do resgate da autoestima; promovendo uma ação educativa, para que possam ser os atores principais do processo tratamento e /ou cura.

É através do Serviço Social que a criança/adolescente e seu acompanhante ingressa na Casa de Apoio, além de recebê-los e acolhê-los em suas necessidades, é responsável por seus direitos e benefícios por lei.

Ao Serviço Social cabe, portanto apresentar-lhes a nova rotina a ser vivenciado na casa, ajudar a ultrapassar resistência de um primeiro contato, fomentar a convivência saudável e solidaria entre os indivíduos que dividirão o mesmo espaço, em busca de um ambiente agradável de viver; contribuindo para um processo de humanização no tratamento do câncer.

Esta ação não é exclusiva do Serviço Social, mas de toda a equipe multidisciplinar que lhe dão apoio no sentido de facilitar a adaptação à nova rotina, minimizando a ansiedade e contribuindo no melhor enfretamento ao tratamento. Tendo cada profissional seu papel com o mesmo objetivo.

Marilda Eugênia de Souza e Santos
Assistente Social