English Spain Brazil
Itaú Ag 6626 CC 66200-8| B do Brasil Ag 1229-7 CC 214384-4| Bradesco Ag 2286-1 CC 12100-2|

Fonoaudiologia

A Atuação Fonoaudiológica na Oncologia Infanto-Juvenil na Casa de Apoio.                       

A fonoaudiologia é a ciência que trata dos distúrbios de comunicação, respiração e alimentação, apresentando hoje uma atuação bem ampla nos consultórios, em atendimento domiciliar, nos hospitais, nas escolas, etc.

Utiliza-se também dos seus conhecimentos e recursos disponíveis para atuar na oncologia, dentro da Casa de Apoio AURA, para crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Este público apresenta uma série de particularidades, o que torna imprescindível o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, sendo a fonoaudiologia parte integrante desta equipe.

O câncer infanto-juvenil é considerado de bom prognóstico, mas ainda assim o processo de tratamento demanda tempo, é invasivo, doloroso e causa diversos efeitos colaterais, como alterações de humor, além de comprometer o desenvolvimento normal do indivíduo.

Sendo assim a assistência fonoaudiológica na Casa de Apoio AURA apresenta uma abordagem definida, mas em constante construção e aperfeiçoamento, atendendo às demandas e solicitações de cada momento; realizando um trabalho conjunto multiprofissional e interdisciplinar. O foco da atuação está no desenvolvimento integral do indivíduo, reabilitando, estimulando a independência funcional, buscando trazer melhorias na qualidade de vida, e estimular potenciais.

Toda técnica está disponível e ao alcance de todos. Existem muitos recursos para tratar uma pessoa, e ajuda-la a encontrar o caminho para o seu crescimento e desenvolvimento. A especificidade de toda atuação profissional está na forma de utilização do conhecimento disponível, que deve ser coerente com a realidade e com o contexto de cada situação.

Cristiana Maria Soares Andrade

Fonoaudióloga