English Spain Brazil
Itaú Ag 6626 CC 66200-8| B do Brasil Ag 1229-7 CC 214384-4| Bradesco Ag 2286-1 CC 12100-2|

Pedagogia

O Projeto Educacional da Casa Aura visa assegurar o atendimento educacional e cultural dos pacientes da Oncologia Pediátrica e seus acompanhantes, durante o tratamento da doença.
Considerando-se que, hoje, mais de 70% das crianças e adolescentes com câncer ficam curadas, faz-se necessário pensar no futuro acadêmico e psicossocial dessas crianças, levando-se em conta que, o momento atual delas é feito de uma rotina envolvida por remédios, tratamentos, internações e muitas incertezas.
Acreditamos na recuperação física de cada criança e adolescente, no potencial de desenvolvimento de sua aprendizagem, assim como no seu bem-estar psicoemocional.
No entanto, é preciso considerar que, quando essas crianças retornarem à Casa, após períodos de tratamento no hospital, mesmo que sejam breves, elas se sintam desanimadas, cansadas, muitas vezes apresentam pouca concentração e, se não houver um estímulo forte, elas optam por atividades individualizadas e, quase sempre, em computadores, por longos períodos, durante os momentos de lazer.
Este é o grande desafio: respeitar o tempo de cada criança, suas condições físicas e emocionais de seu contexto atual, oferecendo-lhe recursos para o enfrentamento dos sintomas da hospitalização e dos procedimentos invasivos, de modo que ela possa prosseguir no desenvolvimento de suas habilidades e competências cognitivas e emocionais. É imprescindível, minimizar os prejuízos e defasagens causados pela interrupção de sua rotina escolar. Buscamos estratégias para manter o vínculo da criança com a escola de origem, sem esquecer que, o desenvolvimento de uma criança vai além da dimensão cognitiva. Outros aspectos precisam ser considerados, tais como:
• Resgate da autoestima;
• Adaptação e readaptação à rotina escolar, visando diminuir a sensação de ambiente hostil à criança;
• Retomada das relações sociais;
• Fortalecimento dos aspectos emocionais.

Dessa forma, desenvolvemos com as crianças e adolescentes, atividades pedagógicas lúdicas, estimulantes e desafiadoras. A percepção de que tem avançado nos desafios acadêmicos, aumenta sua autoestima e diminui a insegurança ao retomar sua rotina escolar.
Além do ambiente formal de aprendizagem, são realizadas atividades para ampliar o acesso das crianças e adolescentes e seus acompanhantes à cultura, à arte, ao lazer, à ciência e à tecnologia, criando oportunidades de aprendizagem que promovam seu desenvolvimento integral e potencializem seu desempenho escolar.
Garantir o elo com o ambiente escolar faz com que as crianças e os adolescentes sintam que eles têm um futuro!

Ed´Lúcia Aguiar Dornas Beghini – Pedagoga e Psicopedagoga