quem somos

Associação Unificada de Recuperação e Apoio – Aura.

Foi criada em 1998 e desde 2000, vem realizando um trabalho de suporte global voltado para o público  infanto-juvenil com câncer e  seus familiares. A AURA é uma entidade sem fins lucrativos, mas, com fins econômicos e sociais, que se mantém  por meio de parcerias com representantes do setor privado, público e comunidade através de doações.

História da Aura

Tudo começou com a tanatologia, estudo interdisciplinar que, trata das questões pertinentes à existência humana no período de seu nascimento até a morte, ou seja, o que as perdas ocorridas durante o período existencial de cada ser humano mobilizam em cada um, podendo tornar-se molas propulsoras para o desenvolvimento humano.

A Associação Unificada de Recuperação e Apoio – AURA, fundada em 02 de fevereiro de 1998, é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal, com registro e Certificado nos Conselhos Municipal e Estadual da Criança e Adolescente.

No inicio de sua constituição, a Associação prestava assistência, apoio emocional e social às pessoas portadoras de doenças crônicas evolutivas em geral, e nos processos de perda, crise, sofrimento e dor, oferecendo uma assistência multiprofissional sistematizada a todas as pessoas carentes, que passavam por um momento de fragilidade emocional e de saúde onde demandasse um acolhimento especializado.

Com o decorrer do tempo, a equipe de profissionais da Instituição detectou que a maior demanda de assistência era a que envolvia crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer, adoecimento este, que cria um grande impacto na vida do paciente e de seus familiares. Pensando nisto, em Agosto de 1998, a Associação Unificada de Recuperação e Apoio – AURA cria e implementa o “Projeto Viva-Criança”, cujo objetivo era prestar assistência global à criança e adolescente com câncer, bem como à família, visando manter a integridade física, emocional, psíquica e social.

Em maio de 2000, a entidade, cria a Casa de Apoio – AURA, com o objetivo de assistir eficientemente as crianças, adolescentes com câncer e seus familiares, acolhendo-os 24 horas, prestando-lhes todo o serviço de hospedagem e suporte terapêutico global.

A Casa de Apoio – AURA oferece além da hospedagem e alimentação um vasto serviço de apoio para os assistidos e seus familiares, incluindo: serviços de psicologia, serviço social, pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e traslados casa / hospital / Casa de Apoio – AURA e rodoviária.

Cada família assistida na Instituição passa por uma anamnese social, onde é conhecida a vida da família, a história de cada criança/adolescente, o que torna o trabalho individual e personalizado.

A Instituição desenvolve diversos projetos que atendem as diferentes demandas e necessidades destas crianças e adolescentes e seus familiares.

A preocupação da Instituição é oferecer às crianças e adolescentes com câncer uma assistência multiprofissional, desenvolvendo um trabalho lúdico na brinquedoteca, biblioteca, videoteca para desfocar o olhar sobre a doença e minimizar o estresse do tratamento e da dor.

São finalidades da Instituição restituir a cada criança e adolescente assistido, bem como à seus familiares, a sua reintegração à sociedade com o mínimo de sequelas biopsicossociais.

Vale ressaltar que na Casa de Apoio – AURA não são feitas qualquer intervenção médica. Todo tratamento é realizado nos hospitais. A Instituição apenas intervém dando assistência às crianças e seus familiares, proporcionando uma acomodação / estadia confortável, suporte psicológico e alimentar para um maior bem-estar dos assistidos para superação da doença.

A Instituição ainda trabalha diretamente com os familiares dos assistidos, oferecendo suporte psicológico, realizando toda semana reuniões com os mesmos, no intuito de propiciar um apoio/amparo. São também oferecidos pela Instituição oficinas de artesanato; tricô, bordados e pintura aos seus acompanhantes.

Hoje, a Casa de Apoio – AURA está situada à Rua José Lavarine, 100 – Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG. A Instituição se mantém de doações graças às parecerias com o setor público, empresários e a comunidade.

Em resumo podemos dizer que Casa de Apoio tem como:

Missão – Acolher crianças e adolescentes com câncer ou doenças hematológicas e seus familiares, por meio de uma assistência interdisciplinar humanizada, visando melhorar a qualidade de vida e atender integralmente as necessidades surgidas no processo de adoecimento

Objetivo – Dar suporte terapêutico global e minimizar o estresse do tratamento, possibilitando uma melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes com câncer e seus familiares, além de facilitar sua reintegração social.

Valores – Perseverança, Inovação, Flexibilidade,Transparência, Gentileza, Solidariedade e Ética

Com o trabalho realizado na Casa de Apoio – AURA, procura-se garantir os direitos das crianças e adolescentes com câncer em consonância com o Art. 4º do ECA.

                      Art. 4º – “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

A Nossa Casa

A Casa de Apoio – AURA já passou por diversos endereços em seus 20 anos. Atualmente, após anos de esforços e solidariedade de diversos colaboradores, conseguimos realizar um grande sonho: Saímos de uma casa, para nossa sede própria – o EDIFÍCIO ENGENHEIRO ALOYSIO SÁ FREIRE DE LIMA, para atender nossos assistidos com mais qualidade, conforto e mais capacidade. Em nossa sede própria, contamos com um maior número de leitos, salas especializadas para diversos tipos de tratamento de saúde, uma cozinha e refeitório amplo, e claro, a nossa linda BRINQUEDOTECA CÂNDIDA IRENE DE MATTOS GATTI. Contudo ao aumentarmos a nossa escala, precisamos da ajuda da sociedade mais do que nunca…

Não podemos deixar de destacar também, o maravilhoso trabalho artístico realizado em nosso prédio pelo “quartoamado”, que em 2015 recebendo o convite da We Care Movimento para integrar esse trabalho e esse sonho. A ideia era conseguir pintar a empena do prédio com alguma obra que pudesse trazer cor, vida e esperança de dias melhores para os assistidos. 

E assim por iniciativa de Breno Campi, trouxemos para fazer esse trabalho artístico, Alexandre Rato e Helder Cavalcante, pintando a fachada, e Clara Valente, pintando os muros. Um conjunto de trabalhos à favor deste momento tão importante para a nova sede, e um presente para os assistidos.

Você pode conhecer mais sobre o fantástico trabalho do “quartoamado” clicando aqui.

 

O que fazemos?

Acolhemos crianças e adolescentes com câncer ou doenças hematológicas e seus familiares, por meio de uma assistência interdisciplinar humanizada, visando melhorar a qualidade de vida e atender integralmente as necessidades surgidas no processo de tratamento da doença.

Temos hoje uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, assistente social, psicólogo, pedagogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e outros funcionários, para melhor atender aos assistidos e seus familiares. Contamos também com o apoio do voluntariado, que tem um papel fundamental em nossa equipe, para que diversos projetos dentro da Casa de Apoio – AURA sejam mantidos.

Hospedagem

Orgulhosamente, a AURA é considerada a segunda casa dos assistidos, e já passaram por ela, mais de 1000 crianças e adolescentes em tratamento oncológico, de diversos estados como, SP, BA, PB, AC. Ao se hospedar com um acompanhante, os assistidos tem todo o suporte necessário para que seu tratamento ocorra da melhor maneira possível, fortalecendo o corpo e a mente, não deixando faltar nada à eles, principalmente à alegria.  

AURA Social

Assistência Social

Serviço Social entende ser um elo importante para o êxito dos objetivos da instituição e vem reforçar seu compromisso com as crianças e adolescentes com câncer.

Integrante da equipe de multiprofissional que interpreta os fatores sociais, políticos e econômicos que permeiam a realidade das crianças/adolescentes e seus familiares, orientando para um tratamento global nos aspectos biopsicossociais.

 Cabe ao Assistente Social extrapolar o imediatismo, aproveitando essa abordagem para dar inicio ao processo de participação das crianças/adolescentes e família no percurso de seu diagnóstico e tratamento. Devendo proporcionar aos familiares o desenvolvimento de processos reflexivos e o aprendizado necessário para reconhecer e lidar com seus próprios potenciais frente a doença. Assumindo a postura de agente facilitador e mediador o Assistente Social, atua na melhoria das relações interpessoais, humanizando as condições de tratamento, enfatizando as questões sociais, econômicas e pessoais na construção do resgate da autoestima; promovendo uma ação educativa, para que possam ser os atores principais do processo tratamento e /ou cura.

É através do Serviço Social que a criança/adolescente e seu acompanhante ingressam na Casa de Apoio, além de recebê-los e acolhê-los em suas necessidades, é responsável por seus direitos e benefícios estabelecido por lei. Ao Serviço Social cabe, portanto apresentar-lhes a nova rotina a ser vivenciado na casa, ajudar a ultrapassar resistência de um primeiro contato, fomentar a convivência saudável e solidaria entre os indivíduos que dividirão o mesmo espaço, em busca de um ambiente agradável de viver; contribuindo para um processo de humanização no tratamento do câncer. Esta ação não é exclusiva do Serviço Social, mas de toda a equipe de multiprofissionais que lhe dão apoio no sentido de facilitar a adaptação à nova rotina, minimizando a ansiedade e contribuindo no melhor enfrentamento ao tratamento. Tendo cada profissional seu papel com o mesmo objetivo.

Marilda Eugênia de Souza e Santos – Assistente Social

AURA Saúde

Enfermagem 24h

A ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

A equipe de enfermagem tem um papel importante no cuidar do paciente oncológico, ação fundamental para a promoção e recuperação da saúde.

Além das atribuições de cunho técnico e assistencial, a atuação da equipe de enfermagem torna-se essencial nas atividades educativas juntamente com a equipe multidisciplinar, tais como: prevenção, detecção precoce, reabilitação, identificação de fatores de risco ocupacional e atendimento aos familiares. Essas ações, uma vez concretizadas, contribuem para a melhoria da qualidade de vida ou sobrevida dos pacientes oncológicos.

O trabalho da equipe de enfermagem é focado no cuidado global do paciente através de ações que visam a manutenção da vida. Cuidar do ser humano visando uma assistência adequada e eficaz com o intuito de minimizar o sofrimento de todos os envolvidos no processo de adoecimento.

A ENFERMAGEM NA CASA DE APOIO  AURA

O trabalho da enfermagem tem uma base educativa, de modo que o familiar retorne à sua cidade orientada em relação aos cuidados que devem ter com seus filhos.

A atuação da Enfermagem na Casa de Apoio Aura é diferente da hospitalar, tem como papel fundamental acompanhar crianças, adolescentes e acompanhantes durante sua hospedagem orientando quanto à  higienização e alimentação,  cuidados com dosagem e administração de medicamentos prescritos e realização de curativos de baixa complexidade.

A equipe de enfermagem é coordenada por  uma enfermeira sendo composta por quatro técnicas que atuam vinte e quatro horas; são  profissionais qualificados e capacitados que possuem experiência em oncologia infanto-juvenil.

Cleudes Francisca de Souza – Enfermeira

Fisioterapia

A Fisioterapia atua na Oncologia avaliando e identificando as limitações, capacidades e dificuldades de cada criança e adolescente. Além disso, atua na melhora da qualidade de vida durante e após o tratamento. Desenvolve atividades sensoriais, motoras, respiratórias, para melhorar a circulação, reduzir dores no corpo, reabilitar sequelas, proporcionar adequação a muletas e andadores e indicar próteses e órteses. Essas abordagens têm como objetivo preservar, manter e aumentar a independência funcional das crianças e adolescentes.

Lais Marques Marchesi – Fisioterapeuta

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é a ciência que trata dos distúrbios de comunicação, respiração e alimentação, apresentando uma atuação bem ampla nos consultórios, em atendimento domiciliar, nos hospitais, nas escolas, etc. Utiliza-se também dos seus conhecimentos e recursos disponíveis para atuar em oncologia, dentro da Casa de Apoio AURA, para crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Este público apresenta uma série de particularidades, o que torna imprescindível o trabalho em equipe interprofissional, sendo a fonoaudiologia parte integrante desta equipe.

O câncer infanto-juvenil é considerado de bom prognóstico, mas ainda assim o processo de tratamento demanda tempo, é invasivo, doloroso ecausa diversos efeitos colaterais, como alterações de humor, além de comprometer o desenvolvimento normal do indivíduo. Sendo assim a assistência fonoaudiológica na Casa de Apoio AURA apresenta uma abordagem definida, mas em constante construção e aperfeiçoamento, atendendo às demandas e solicitações de cada momento. O foco da atuação está no desenvolvimento integral do indivíduo, reabilitando, estimulando a independência funcional, buscando trazer melhorias na qualidade de vida, e estimular potenciais. Toda técnica está disponível e ao alcance de todos. Existem muitos recursos para tratar uma pessoa, e ajuda-la a encontrar o caminho para o seu crescimento e desenvolvimento. A especificidade de toda atuação profissional está na forma de utilização do conhecimento disponível, que deve ser coerente com a realidade e com o contexto de cada situação.

Cristiana Maria Soares Andrade – Fonoaudióloga

Psicologia

A Intervenção Psicológica Na Casa de Apoio-AURA:

O câncer infantil, por suas características demanda vários saberes e várias práticas, dentre as quais a psicológica é essencial para construir uma assistência adequada e humanizada às crianças com esse diagnóstico. Nesse contexto, a psicologia vem como suporte e apoio às crianças e seus familiares que as acompanham a fim de promover uma melhora na qualidade de vida da criança enferma e também minimizar o sofrimento das mesmas. O trabalho do psicólogo junto às crianças com neoplasia maligna visa possíveis soluções para os problemas psicológicos observados durante o processo de adoecimento, tratamento, reabilitação e óbito.

Deste modo, tenta-se resgatar a autoestima da criança, possibilitar uma melhor compreensão das possibilidades de tratamento e recuperação e favorecer a adaptação à nova realidade de vida. Seu ritmo de vida apresenta-se interrompido com repercussões, comprometimentos e mudanças afetivas e sociais significativas nas quais, mesmo sob um clima de medo e expectativa, a criança precisará reagir e contribuir para o sucesso do tratamento.

Para alcançar essas metas o psicólogo precisará ter capacitação profissional, ecletismo das técnicas aprendidas, ética profissional, intuição, sensibilidade, criatividade e persistência. Cabe ainda ressaltar que o atendimento psicológico prestado a essas crianças apresenta-se diferenciado, pois, inclui o brincar como instrumento efetivador da prática psicológica infantil.

Equipe de Psicologia Aura – Ana Lucia / Georgia Lavorato

AURA Nutrição

Nutrição e Dietética

Desde o diagnóstico e ao longo de todo o tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia, cirurgia), alguns cuidados são muito importantes para a recuperação e bem estar do paciente. Entre esses cuidados, está o suporte nutricional. O suporte nutricional para a pessoa com câncer visa manter forte e resistente o organismo fragilizado pela doença e seu tratamento. Uma alimentação correta e adequada favorece a imunidade, o bem estar geral, ameniza efeitos colaterais, melhora a cicatrização e a manutenção do peso corporal. Vários efeitos colaterais do tratamento, como náuseas, anemia, mucosite, constipação, diarreia, perda de peso, entre outros, podem ser amenizados com um bom manejo nutricional. Os pacientes com câncer que mantêm o peso e as reservas de nutrientes, toleram melhor os efeitos e sintomas do tratamento melhorando sua qualidade de vida.

A Nutrição na Casa de Apoio AURA, proporciona aos seus assistidos uma alimentação de qualidade, equilibrada e variada, o cardápio visa uma alimentação saudável, completa e atrativa para as crianças e é composto por 5 refeições ao dia. Disponibilizamos diferentes alimentos e preparações para casos e momentos específicos do tratamento; orientação e suporte nutricional durante todo o tratamento e; fornecimento de dieta enteral e suplementação, quando necessário. Na instituição, além do suporte clínico e dietético, a nutrição, junto à equipe multiprofissional, realiza trabalhos visando trabalhar a educação nutricional, interagindo equipe, crianças, adolescentes, acompanhantes e voluntários.

Sophia Vieira M. Sartori – Nutricionista

AURA Pedagogia

O Projeto Educacional da Casa Aura visa assegurar o atendimento educacional e cultural dos pacientes da Oncologia Pediátrica e seus acompanhantes, durante o tratamento da doença.
Considerando-se que, hoje, mais de 70% das crianças e adolescentes com câncer ficam curadas, faz-se necessário pensar no futuro acadêmico e psicossocial dessas crianças, levando-se em conta que, o momento atual delas é feito de uma rotina envolvida por remédios, tratamentos, internações e muitas incertezas.
Acreditamos na recuperação física de cada criança e adolescente, no potencial de desenvolvimento de sua aprendizagem, assim como no seu bem-estar psicoemocional.
No entanto, é preciso considerar que, quando essas crianças retornarem à Casa, após períodos de tratamento no hospital, mesmo que sejam breves, elas se sintam desanimadas, cansadas, muitas vezes apresentam pouca concentração e, se não houver um estímulo forte, elas optam por atividades individualizadas e, quase sempre, em computadores, por longos períodos, durante os momentos de lazer.
Este é o grande desafio: respeitar o tempo de cada criança, suas condições físicas e emocionais de seu contexto atual, oferecendo-lhe recursos para o enfrentamento dos sintomas da hospitalização e dos procedimentos invasivos, de modo que ela possa prosseguir no desenvolvimento de suas habilidades e competências cognitivas e emocionais. É imprescindível, minimizar os prejuízos e defasagens causados pela interrupção de sua rotina escolar. Buscamos estratégias para manter o vínculo da criança com a escola de origem, sem esquecer que, o desenvolvimento de uma criança vai além da dimensão cognitiva. Outros aspectos precisam ser considerados, tais como:
• Resgate da autoestima;
• Adaptação e readaptação à rotina escolar, visando diminuir a sensação de ambiente hostil à criança;
• Retomada das relações sociais;
• Fortalecimento dos aspectos emocionais.

Dessa forma, desenvolvemos com as crianças e adolescentes, atividades pedagógicas lúdicas, estimulantes e desafiadoras. A percepção de que tem avançado nos desafios acadêmicos, aumenta sua autoestima e diminui a insegurança ao retomar sua rotina escolar.
Além do ambiente formal de aprendizagem, são realizadas atividades para ampliar o acesso das crianças e adolescentes e seus acompanhantes à cultura, à arte, ao lazer, à ciência e à tecnologia, criando oportunidades de aprendizagem que promovam seu desenvolvimento integral e potencializem seu desempenho escolar.
Garantir o elo com o ambiente escolar faz com que as crianças e os adolescentes sintam que eles têm um futuro!

Sarah Guimarães de Castilho – Pedagoga e Psicopedagoga

Claudia Naves Inneco – Pedagoga

Ed´Lúcia Aguiar Dornas Beghini – Pedagoga e Psicopedagoga

Administração

Equipe AURA

Conselho Deliberativo

Paulo Pacheco de Medeiros Neto

José Gustavo de Mattos Gatti

José Roberto Vago

Conselho Fiscal

Ramon Elias Lasmar

Luiz Fernando Barreto Perez

Walid Saab

Conselho Consultivo

Felipe Augusto Hermont Antonino

Jamilde Januário de Almeida

João Batista Zolini Carneiro

José Aloise Ragone Filho

José Maria Bueno Carvalho

Lessandro Lessa Rodrigues

Léucio Honório Almeida Leonardo

Luiz Antônio Senna de Lima

Luiz Celso Oliveira Andrade

Marcelo Dias

Marcos Assunção Pacheco de Medeiros

Marcos Novaes de Souza

Mônica Cabral Rennó

Sérgio Batista Coelho

Victor Lanna Vasconcelos

Willian Gomes Miranda

Conselho Científico

Adryene Milanez Rezende

Alessandra Valeriano

Cristiano Costa de Carvalho

Claudia Maria Coelho Gonçalves

Gláucia Rezende Tavares

Jamilde Januário de Almeida

Joaquim Caetano Aguirre

Marília Ávila de Freitas Aguiar

Carolina René Hoelzle

Amanda Damasceno de Souza

Administrativo

Daniella Xavier Fonseca Dumont – Gestora Administrativa.
Christiane Silva Monteiro – Encarregada de Controle Financeiro.
Priscila Rafaela Ferreira – Assistente Financeiro.

Tecnologia da Informação

Tarcisio Marzano Filho – Analista de T.I
Lucas Piló Nogueira – Assistente de T.I

Secretaria

Deborah Maressa Silva Reis – Recepcionista
Thiago Henrique Caldeira – Recepcionista

Projetos

Maria Cristina Fonseca de Albergaria – Assessora de Projetos, Convênios e Certificados.
Raqueline Esteves Assunção – Assistente Social.

Governança

Cleudes Francisca de Souza – Governanta

Eduardo Rocha da Silva- Motorista

Ronaldo Pereira – Motorista

Carlos Guilherme Lisboa – Manutenção

Antônia Helena Arrais – Auxiliar de Limpeza

Jéssica Caroline Ribeiro – Auxiliar de Limpeza

Michelle Matias da Silva – Auxiliar de Limpeza

Viviane Lisboa de Assis- Auxiliar de Limpeza

Maria Iris Barbosa – Auxiliar de Limpeza

Assistente Social

Marilda Eugênia de Souza e Santos – Assistente Social

Raqueline Esteves Assunção – Assistente Social.

Enfermagem

Cleudes Francisca de Souza – Enfermeira

Liliane Assunção Costa Ribeiro- Técnica em Enfermagem

Márcia Gonçalves  – Técnica em Enfermagem

Marta Helena dos Santos -Técnica em Enfermagem

Gizelle Cristina Resende – Técnica em Enfermagem

Mariza Cler – Técnica em Enfermagem

 

Fisioterapia

Lais Marques Marchesi – Fisioterapeuta

Fonoaudiologia

Cristiana Maria Soares Andrade – Fonoaudióloga

Psicologia

Ana Lúcia de Azevedo Aguilar – Psicóloga

Georgia A. Lavorato de Castro Salvo – Psicóloga

Pedagogia

Sarah Guimarães de Castilho – Pedagoga e Psicopedagoga 

Nutrição e Dietética

Sophia Vieira M. Sartori – Nutricionista

Luiza Helena Fernandes – Cozinheira

Edna Costa da Silva – Cozinheira

Michele Cordeiro de Souza – Auxiliar de Cozinha

Cristiane Moreira de Oliveira – Auxiliar de Cozinha

Wanderson Gabriel Ferreira – Auxiliar de Cozinha

Arpad Silveira Szuecs – Auxiliar de Almoxarifado

Recursos Humanos

Orsino Alves de Castro Filho – Auxiliar de Pessoal.

Telemarketing

Rosilanda Silva Cazalatina Franco – Coordenadora de TLMK.

Thiago Vieira Soares – Auxiliar de Escritório

Luiz Felipe de Souza Gomes – Auxiliar de Escritório

Marketing

Pedro Henrique Silva Amaral – Estagiário de Comunicação.

venha nos conhecer, agende uma visita!

A AURA agradece o desejo em conhecer o trabalho que é desenvolvido na Casa de Apoio. Sua presença é muito bem vinda.

Regras Gerais

  • As crianças são imunodeprimidas, então, toda visita tem que ser agendada para que elas não sejam expostas a muita gente.
  • Recebemos no máximo 5 (cinco) pessoas por visita.
  • Lembrando que, o visitante não pode estar doente e nem ter tomado vacina nos 30 (trinta) dias antecedentes da visita.

Ligue no número (31)3282-1128 e agende uma visita.

 

localização

R. José Lavarine, 100 – Paraíso, Belo Horizonte – MG, 30270-220