Enfermagem 24 horas: A atuação da Enfermagem na Casa de Apoio AURA é diferente da hospitalar, pois tem como papel fundamental acompanhar as crianças, adolescentes e familiares durante sua hospedagem com foco em orientação e atendimento das necessidades humanas básicas, orientando quanto à administração de dieta por sonda gástrica e enteral, administração de medicamentos prescritos, aspiração de secreção de vias aéreas, realização de curativos de baixa complexidade, cuidados com a higiene, alimentação e eliminação. Outra atividade essencial é a observação frequente e criteriosa, elemento fundamental para a detecção de alterações no quadro clinico e encaminhamento para atendimento médico em tempo hábil. Envolve também uma base educativa de modo que o familiar retorne à cidade de origem orientado em relação aos cuidados que deve ter com seus filhos.Além das atribuições de cunho técnico e assistencial, a equipe de enfermagem, em conjunto com a equipe interdisciplinar, atua em atividades educativas, tais como: prevenção, detecção precoce, reabilitação, identificação de fatores de risco ocupacional e atendimento aos familiares. Ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida ou sobrevida dos pacientes oncológicos.A equipe de enfermagem AURA é coordenada por uma Enfermeira e composta por quatro Técnicas, profissionais qualificadas e capacitadas com experiência em oncologia infantojuvenil, que atuam as vinte e quatro horas do dia.
Fisioterapia: É atribuição fundamental da Fisioterapia na Oncologia, avaliar e identificar as limitações, capacidades e dificuldades de cada criança e adolescente. E atuar para proporcionar melhor qualidade de vida dos acolhidos durante e após o tratamento. Com este objetivo, propicia atividades sensoriais, motoras, respiratórias, que venham a melhorar a circulação, reduzir dores no corpo, reabilitar sequelas, proporcionar adequação a muletas e andadores e indicar próteses e órteses. Abordagens que visam preservar, manter e aumentar a independência funcional das crianças e adolescentes.
Nutrição: O suporte nutricional para a pessoa com câncer visa manter forte e resistente o organismo fragilizado pela doença e seu tratamento. Uma alimentação correta e adequada favorece a imunidade, o bem estar geral, ameniza efeitos colaterais, melhora a cicatrização e a manutenção do peso ideal. A Nutrição na Casa de Apoio AURA, proporciona aos seus acolhidos uma alimentação de qualidade, equilibrada e variada, o cardápio visa sempre uma alimentação saudável, nutricionalmente completa e atrativa para as crianças, composto por 5 refeições ao dia. Disponibilizamos diferentes alimentos e preparações para casos e momentos específicos do tratamento; orientação e suporte nutricional durante todo o tratamento e; fornecimento de dieta enteral e suplementação, quando necessário.
Psicologia: O câncer infantojuvenil, por suas características, demanda diferentes saberes e práticas, dentre as quais a psicologia torna-se essencial para construir uma assistência adequada e humanizada às crianças e adolescentes com esse diagnóstico, exercendo um importante papel de acolhimento no momento da hospitalização.Como parte de um contexto de equipe interdisciplinar, a psicologia cuida do acolhimento das crianças e adolescentes e seus acompanhantes, com foco nas questões emocionais que emergem durante o processo de adoecimento.O desenvolvimento global é o foco da psicologia na Aura, atenta sempre que haja necessidade de intervir. Tem como objetivo observar como estão as crianças nos seus aspectos emocional, cognitivo, intelectual. E fica também disponível para demandas específicas, mas que serão atendimentos breves uma vez que as pessoas estão ali de maneira provisória e encaminhadas se for o caso. Esse encaminhamento pode ser tanto para um profissional da equipe clínica quanto para outros profissionais para uma orientação futura.A psicologia cuida ainda de necessidades que possam surgir na própria equipe da Aura, ou seja, um acolhimento geral: tanto para a família quanto para a equipe.
Psicopedagogia: Preservar e valorizar o direito da criança e do adolescente à atividade escolar durante os períodos de internação e tratamento sem descuidar das singularidades da situação de cada um. Esta é a atribuição principal da atuação da psicopedagogia na Casa de Apoio Aura.Outro aspecto importante que se busca com a atividade psicopedagógica neste contexto é manter ativo na criança e no adolescente em tratamento, o interesse pela vida escolar e pelo aprendizado. O que estudos apontam como fator contribuinte para o bem-estar psicossocial dos acolhidos, e por consequência, com o tratamento.Além das atividades ofertadas na Casa de Apoio Aura, são mantidos contatos com as escolas e autoridades educacionais dos locais de origem visando reestabelecer os vínculos e proporcionar o mesmo padrão pedagógico, bem como dar suporte ao direito dos acolhidos à educação domiciliar.
Serviço Social: O Serviço Social, integrado ao trabalho da equipe multiprofissional que se dedica a apoiar e facilitar a adaptação dos acolhidos e seus familiares a uma nova rotina de vida, é um elo importante para que a Casa de Apoio AURA alcance pleno êxito em seus objetivos. É por meio do Serviço Social que as crianças, adolescentes e seus acompanhantes ingressam na AURA, que além de recebê-los e acolhê-los em suas necessidades, é ainda responsável pelo pleno acesso aos seus direitos e aos benefícios estabelecidos por lei.Ao Serviço Social cabe apresentar-lhes a nova rotina a ser vivenciada na Casa, ajudar a ultrapassar resistências de um primeiro contato, fomentar a convivência saudável e solidária entre os indivíduos que dividirão o mesmo espaço, na busca por um ambiente agradável de convivência, contribuindo assim com o processo de humanização no tratamento do câncer.Tem por objetivo ainda proporcionar aos familiares o desenvolvimento de processos reflexivos e o aprendizado necessários para reconhecer e lidar com seus próprios potenciais frente à doença.Atuante como agente facilitador e mediador, o Assistente Social, contribui assim para a melhoria das relações interpessoais e humanização das condições de tratamento, com ênfase nas questões sociais, econômicas e pessoais, no resgate da autoestima dos acolhidos e seus familiares, para que eles venham a ser os atores principais neste processo de tratamento e / ou cura.