NOSSA HISTÓRIA

A Casa de Apoio AURA surgiu em Belo Horizonte na década de 1990 por iniciativa de um grupo interdisciplinar de profissionais dedicados ao estudo da Tanatologia*.

Observando que a necessidade de apoio social e acolhimento especializado eram maiores nos casos de crianças e adolescentes com diagnóstico e em tratamento de câncer, criaram e implementaram em agosto de 1998, o “Projeto Viva-Criança”. Que em maio de 2000, daria origem à nossa Casa de Apoio AURA, com o objetivo de acolher e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus familiares, prestando-lhes além de todo o serviço de hospedagem, suporte terapêutico global.

Além da hospedagem e alimentação, traslados casa / hospital / Casa de Apoio AURA e rodoviária, os acolhidos contam   com apoio interdisciplinar especializado que inclui a atenção e os serviços de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social.

Cada família acolhida na Instituição passa por uma anamnese social, onde é conhecida a dinâmica da vida familiar, a história de cada criança/adolescente, o que possibilita oferecer atenção individual e personalizada. E para isto são desenvolvidos diversos projetos que visam atender as diferentes demandas e necessidades de cada  um. Com foco na finalidade básica da Instituição, ou seja, a de restituir a cada criança e adolescente acolhido, bem como a seus familiares, sua reintegração à sociedade, com o mínimo de sequelas  biopsicossociais.

Vale ressaltar que na Casa de Apoio AURA não é feita qualquer intervenção médica. Todo o tratamento é realizado nos hospitais. Nossa participação se dá pela assistência às crianças e seus familiares, com a estadia em acomodação confortável, e o suporte necessário para proporcionar o máximo de bem-estar a todos eles durante o processo de tratamento e superação da doença.

*Tanatologia:  teoria ou estudo científico sobre a morte, suas causas e fenômenos a ela relacionados.