Equipe composta por cinco profissionais qualificadas e capacitadas com experiência em oncologia infanto-juvenil oferecendo total apoio às crianças, adolescentes e familiares quanto às necessidades diárias de alimentação, medicação, educação médica, prevenção e detecção precoce de complicações físicas.
Avalia e identifica as limitações, capacidades e dificuldades de cada criança e adolescente acolhido, atuando para proporcionar a melhor qualidade de vida possível através atividades sensoriais, motoras, respiratórias, que venham a melhorar a circulação, reduzir dores no corpo, reabilitar sequelas, proporcionar adequação a muletas e andadores e indicar próteses e órteses.
Proporciona aos seus acolhidos uma alimentação de qualidade, equilibrada e variada, o cardápio visa sempre uma alimentação saudável, e atrativa para as crianças em 5 refeições diárias, visando manter forte e resistente o organismo fragilizado pela doença e seu tratamento, compreendendo ainda fornecer e ministrar dieta enteral e suplementação, quando necessário.
Essencial na construção de uma assistência adequada e humanizada às crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer, exercendo um importante papel de acolhimento no momento da hospitalização com foco nas questões emocionais que emergem durante todas as etapas da doença além de atender às necessidades da própria equipe Aura.
Preserva e valoriza o direito da criança e do adolescente à atividade escolar durante os períodos de internação e tratamento sem descuidar das singularidades da situação de cada um, mantendo ativo na criança e no adolescente em tratamento, o interesse pela vida escolar e pelo aprendizado.
Além de receber e acolher as crianças, adolescentes e familiares, o Serviço Social Aura é responsável pelo pleno acesso aos seus direitos e aos benefícios estabelecidos por lei. Além disso, proporciona aos familiares o desenvolvimento de processos reflexivos e o aprendizado necessários para reconhecer e lidar com seus próprios potenciais frente à doença, atuando como agente facilitador e mediador para a melhoria das relações interpessoais e humanização das condições de tratamento, com ênfase nas questões sociais, econômicas e pessoais, no resgate da autoestima dos acolhidos e seus familiares.